• Amanda Lima

Qual a diferença entre Contratos Inteligentes e Blockchain?



Algumas vezes confundimos o conceito de contratos inteligentes e blockchain, até porque ambos assuntos têm andado muito próximos como solução para o meio digital. Entretanto, contratos inteligentes, ou smart contracts, são códigos autoexecutáveis que não, necessariamente, utilizam inteligência artificial para seu funcionamento.


Em 1993, um dos maiores estudiosos sobre o tema, o pesquisador Nick Szabo, utilizou a máquina de refrigerantes para exemplificar o conceito de contrato inteligente. Essas máquinas, de forma automática, a partir da entrada da informação do usuário, envia o refrigerante correto sem precisar de uma pessoa para, mecanicamente, atender ao pedido.


Blockchain, por sua vez, e sua característica de registros imutáveis, acrescentou valor aos contratos inteligentes, dando a possibilidade que códigos autoexecutáveis possam ser programados com mais segurança através de históricos rastreáveis.


Ah, e se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir a 2ª edição da Revista de Criptomoedas e Blockchain Descomplicadas para Advogados.


#blockchain #direitodigital #criptomoedas #criptoativos #direitocivil #contratosinteligentes #smartcontracts #qualadiferençaentrexcontratosinteligenteseblockchain

0 comentário