• Amanda Lima

O que significa o "cadeadinho" nos sites?

Olá, pessoal, tudo bem?! Hoje eu vim conversar sobre navegação na internet e o crescimento do número de casos de crimes informáticos. Entre as diversas formas de se proteger contra esses ilícitos em ambiente virtual é observar se o site possui protocolo "Http" ou "Https".


É simples. Quando você digita o endereço de um site e aparece "http", no ponto anterior do endereço, esse site não possui o cadeado de segurança, ou seja, o site não fornece certificado de criptografia e, portanto, os dados que você insere não serão criptografados (misturados) até chegar ao servidor.


Um site com protocolo "Https", por sua vez, virá acompanhado do símbolo do cadeado (como na imagem abaixo), o que significa que a página fornece camada de segurança pata o tráfego de dados nesse site.

Para exemplificar, suponha que você está preenchendo um formulário de inscrição em um site. Se essa página possuir identificação com o cadeado significa que seus dados são criptografados até chegar no servidor, ou seja, há maior proteção contra invasões hackers. Contudo, se você perceber que o site não possui o símbolo do cadeado, seus dados não são criptografados entre a inserção das informações até a chegada no servidor.


Repare que esse certificado de criptografia é muito importante quando o contexto é a inserção de dados bancários e outras informações de cunho pessoal. Importante lembrar que, apesar do site possuir o cadeado de segurança, ainda há a probabilidade de que seus dados sejam coletados por terceiros.


De qualquer forma, é importante você buscar se proteger quando navega na internet com a observação desses cuidados mínimos e, caso sofra lesão, procurar um profissional qualificado.


Abraço, Amanda Lima.

#crimesvirtuais #cadeadodesegurança #criptografia #https

© 2018 por ADVOGANDO NA ESTRADA.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now