• Amanda Lima

Fork de uma Criptomoeda e Fork na Linguagem de Desenvolvimento


Oi, pessoal. Hoje vim escrever sobre fork de uma moeda virtual. Bom, se você está iniciando os estudos sobre as criptomoedas e a tecnologia blockchain, provavelmente, irá se deparar com o termo "fork", vez que, entre as moedas virtuais, o bitcoin já sofreu alguns fork's originando algumas outras criptomoedas (outras criptomoedas já sofreram fork's, mas as do bitcoin ficaram mais famosas na internet).


Na área de desenvolvimento de sistemas, fork significa a colaboração de desenvolvedores (dev) em um repositório de código de um denominado projeto. Por exemplo, um dev entra no repositório do Github, encontra um projeto que queira colaborar e, assim, envia colaborações de código para o projeto escolhido.


No cenário da tecnologia blockchain, quando um projeto, como é o do bitcoin, possui código aberto, os desenvolvedores podem aconselhar melhoramentos para a rede do bitcoin e, quando essa modificação tem um alto poder de agregação da rede, a criptomoeda sofre uma ruptura (fork), que nada mais é que o nascimento de uma nova criptomoeda que, apesar de ter como base a tecnologia da criptomoeda que a originou, trás novo código.


Como exemplo, há o bitcoin gold e o bitcoin cash, que possuem valores financeiros distintos e finalidade tecnológica própria, apesar de terem originado do bitcoin. Bom, espero ter alcançado o objetivo desse texto que é trazer entendimento mais simplificado, sobre tecnologia, para quem não tem muita proximidade com essa seara (ainda).


Abraço, Amanda Lima.

#criptomoeda #blockchain #forkdobitcoin #fork #bitcoin #direitodigital

© 2018 por ADVOGANDO NA ESTRADA.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now