- Amanda Lima
Como assinar meus contratos na internet?
Oi, pessoal!!! Hoje eu vim conversar sobre contratos realizados entre pessoas/empresas que estão distantes, mas, aproximados pela internet.
Antes eu achava que só grandes empresas, com grandes receitas, podiam fazer assinatura de contratos por plataformas digitais. Acredite, eu pedia para a pessoa imprimir, assinar, digitalizar e me enviar.

Contudo, a assinatura digital está acessível para todo mundo!!!
No Brasil, nós temos o sistema de assinaturas eletrônicas vinculados à matriz da ICP-Brasil, onde a pessoa/empresa pode comprar um pacote de assinaturas e, então, utilizar em cada documento que desejar. Contudo, o sistema da ICP-Brasil não é tão acessível pelo seu custo.
Há, entretanto, outras plataformas de assinaturas digitais, sem certificação da ICP-Brasil, mas que você pode utilizar da mesma forma. Inclusive, essas empresas, geralmente, dão 10 (dez) assinaturas gratuitas para você testar.
Funciona assim: você faz cadastro, entra no site, faz download do documento e coloca os e-mails das pessoas que irão assinar, tendo a opção de categorizá-las como signatárias, testemunhas, declarantes, entre outras.
Ah, Amanda, mas juridicamente é permitido?
Então, a Medida provisória nº 2.200-2/200, traz que "O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.".
Portanto, se as partes aceitarem a utilização da assinatura como válida e se outra forma não for exigida, é possível sim utilizar assinaturas digitais, além das assinaturas eletrônicas com certificação pela ICP-Brasil.
Não é maravilhoso utilizar o ambiente digital a nosso favor?!
Abraço.
Amanda Lima.
#assinaturaeletrônica #assinaturadigital #comoassinardigitalmente #comoassinarnainternet #contratosnainternet #contratos #ICPBRASIL #medidaprovisória