• Amanda Lima

10 anos do bitcoin e 10 vídeos para assistir

Hoje, 31 de outubro de 2018, o #bitcoin completa 10 anos. Foi em 31 de outubro de 2008 que o pseudônimo "Satoshi Nakamoto", que ninguém sabe quem é de fato (apesar das especulações), falou pela primeira vez sobre uma #moeda totalmente virtual que iria representar valores financeiros, entre duas ou mais pessoas, de forma segura e sem #intermediários.


Já faz 10 anos! Contudo, em 03 de janeiro de 2009, a referida moeda virtual pôde ser viabilizada através da tecnologia #Blockchain, quando foi criado o primeiro bloco que gerou 50 #bitcoins. Tendo ocorrido a primeira transação, contudo, entre duas contas, apenas 09 dias depois.


O curioso é que o "Satoshi Nakamoto" ainda passou, aproximadamente, 3 anos e meio dialogando na comunidade do bitcoin talk (um fórum de bate-papo), quando, antão, anunciou que estava muito ocupado com outro projeto e, provavelmente, não iria mais voltar a comunicar-se na referida comunidade. O que, então, aconteceu.


É meio triste mesmo! Mas, o legado do "Satoshi" permaneceu. Mais e mais pessoas passam a acreditar no desprestígio e burocracia que as moedas tradicionais podem representar e seu legado tem ido muito além do alcance que o próprio "Satoshi Nakamoto" podia esperar. Afinal, um certo dia, perguntaram a ele, no Bitcoin Talk, quanto ele achava que deveria valer 1 bitcoin. Ele respondeu dizendo que deveria, pelo menos, valer o preço de custo para produzir a referida criptomoeda, que seria a avaria da máquina, mais o gasto com energia e outros pequenos gastos. Não imaginaria, o grande "Satoshi", que sua criação chegaria a valores superiores a 6 mil dólares ou muito além, como vimos em dezembro de 2017.


Claro que ainda se questiona sobre a real aceitação do bitcoin ou das mais de duas mil criptomoedas que já existem. Contudo, é de se admirar e parabenizar a capacidade que o criador do bitcoin teve de inspirar a reflexão sobre o sistema financeiro tradicional e a criação de diversos outros designs de Blockchain, que possibilitam vários modelos de novos negócios.


Então, como comemoração pelos 10 anos do nosso queridinho bitcoin, trouxe uma lista, abaixo, com 10 #vídeos para você passar o feriado nessa imersão. Aproveite!


1 - The Rise and Rise of Bitcoin (2014)

Com vários depoimentos de empreendedores, mostra o mercado de mineração, contando a história de um programador entusiasta e minerador de bitcoin, além de depoimentos de empreendedores sobre o assunto.


2 - The Bitcoin Doco (2014)

Documentário australiano que explica os principais conceitos por trás da criptomoeda enquanto traça paralelos com o sistema monetário atual. Disponível no vimeo, está dividido em dois episódios.


3 - The Bitcoin Phenomenon (2014)

Documentário com entrevistas.


4 - Bitcoin: The End of Money as We Know It (2015)

Documentário criado nos Estados Unidos que traça a história do dinheiro, as práticas dos bancos centrais e dos atores financeiros. É destacado como uma parte da população quer transformar cédulas e moedas em criptomoeda, “dinheiro mágico da internet”.


5 – Life on Bitcoin (2015)

Documentário que mostra dois recém-casados que precisam suprir suas necessidades diárias usando apenas criptomoedas. O casal recebe o desafio de adquirir os itens necessários a sua sobrevivência com o pagamento das compras usando as criptomoedas, após duas semanas de seu casamento.


6 – Bitcoin Heist (2016)

Ficção de ação, o longa foi produzido no Vietnã e a história mostra um agente da Interpol que, para pegar o bandido mais procurado do mundo, precisa montar um time de hackers de elite. Contudo, o plano para pegar o ladrão é planejar um grande roubo de criptomoedas.


7 - Trust Disrupted: Bitcoin and the Blockchain (2016)

Série para youtube do canal de tecnologia do vale do silício TechCrunch. Fala sobre Blockchain e possui participação especial do Vitalik Burek, fundador do ethereum.


8 - Banking on Bitcoin (2016)

Filme disponível na Netflix e Youtube, explica a tecnologia por trás do Bitcoin, a tentativa de regulamentação através do estado de Nova York e o interesse de alguns políticos na causa.


9 – The Blockchain and Us (2017)

Sou suspeita para falar desse curta, em formato de documentário, pois, apesar de ter duração de 31 minutos, transmite a paixão pela tecnologia Blockchain, mostrando a opinião de diversas pessoas, através de entrevistas, sobre as implicações que ela pode trazer para a sociedade.


10 - Bitcoin Documentário: Bitcoin Esculpindo O Futuro (2017)

Documentário chinês sobre o bitcoin, no qual, logo na introdução, uma personagem fala “Como é dito num livro, o mundo terá três composições no futuro, são elas: super-tecnologia, o super-humanos e massa inútil”. Está disponível no youtube.


Até logo e capricha na pipoca!

© 2018 por ADVOGANDO NA ESTRADA.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now